Minhas Primeiras Impressões sobre: Linux

Minhas Primeiras Impressões sobre: Linux

Em meados de 2006 meu irmão surgiu com um CD de um tal de Ubuntu, que naquela época mal sabíamos se lia-se “Úbuntu ou Ubuntú”. A questão é que varias vezes para formatar aquele computador que tínhamos em casa o jeito era formatar para o tal Ubuntu e depois formatar para Windows.

O motivo? Quando ia direto não ficava bom, realmente lento e etc.

Em 2010 eu comecei a minha graduação em Ciencia da Computação e acabei comprando um notebook com o dinheiro do meu primeiro estagio. Era um Acer Vermelho com 2 GB de RAM e um processador i3.  Durante aqueles 2 primeiros anos usava apenas windows, visto que o programa de conversa do momento era o Saudoso MSN ( Que Deus o tenha ) e estavamos sofrendo aquela dura migração entre Orkut para Facebook.

A questão é quem em 2013-2014 meu notebook já não conseguia rodar as coisas tao bem como eu gostaria, nisso um professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) me indicou colocar um linux pois assim o computador iria aguentar mais um certo tempo.

Eu todo malandro ja fui me adiantando, baixei a .iso do ubuntu “The Trusty Tahr” – 14.04 . A distro era legal, bonita, as cores diferentes mas o basico funcionava de maneira semelhante. Eu era um usuario assiduo do Firefox, conseguia ler meu emails, entrar no facebook, tudo estava indo as mil maravilhas até que surgiu o primeiro trabalho da Faculdade. Precisei entregar um relatório, coisa simples, normas da ABNT coisa que o Microsoft Office faço deitando, rolando e rindo.

Fiquei chocado, tudo o que encontrei foi um tal de Libre Office que mais me lembrava um office que usava enquanto eu era criança e nao tive escolha. Joguei um DualBoot e caixa! Ou seja, o Windows eu usava apenas para Jogar e fazer relatorios da Faculdade e o Linux eu ia tentando me virar bem.

A minha alegria durou pouco, meu notebook da Acer teve uns problemas de carregador e tive que arranjar outro notebook. Decidi buscar um notebook da AVELL ( Pra quem não conhece, vale realmente a pena ver ).

Quando arranjei o computador da Avell voltei ao Windows com força total. Este notebook era mais potente, tinha mais RAM, melhor Processador, maior HD. Mas o tempo não colaborou. Uma matéria da PUC-PR me pedia para fazer mil testes em um ambiente Linux. Aquele velho sentimento do Ubuntu fui deixando pra tras e acabei voltando a instala-lo em formato Dual-boot. Seguindo mais ou menos a mesma visão. Mas dai eu notei que eu acabava passando mais tempo no linux do que no Windows. Muitos dos jogos que eu andava jogandinho na epoca pra passar tempo eu jogava no Linux (CS, Tibia, Torchlight 2,  Minecraft e até um League of Legends via PlayOnLinux) .

Sendo assim comecei a estudar e comecei a usar o Linux durante todo o tempo desde lá.

Se tenho DualBoot hoje? Claro que sim.  Infelizmente o Linux deixa a desejar em alguns pontos e por isso acabo utilizando Windows para suprir necessidades. ex: Minha impressora que uso uma vez por mês só funciona no Windows.

E vocês o que gostam tanto no seu Sistema Operacional Favorito?

Caso queiram mais informações de uma maneira inteligente sobre a diferença entre o Windows vs Linux indico verem o video do Diolinux: Ame o Linux, Não odeie o Windows clicando aqui

About The Author

Graduado em Ciência da Computação, Geek Assumido, Alucinado por novas tecnologias, Cerveja Artesanal e Música

Related posts

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *