Como Começar a Programar

Como Começar a Programar

Meu primeiro contato com a programação surgiu em 2002-2003. Meu pai chegou e me entregou um livro de JavaScript/HTML dizendo que aquilo ali seria futuro! Fui destrinchando, aprendendo, fazendo os exemplos. Aquilo me encaminhou a fazer uma faculdade de Ciência da Computação, na qual me graduei agora, no inicio de 2017, pela Pontifícia Universidade Católica. Se você, jovem (ou velho) iniciante quer aprender a programar e não sabe nem por onde começar, lá vão as minhas dicas:

1- Faculdade/Curso Técnico
Sim, a boa e velha formação é sempre a primeira opção. Você vai aprender a lidar com casos reais e não com o que tem na internet. Vai aprender boas práticas e a importância de um código bem feito. Fazer um curso técnico realmente prepara a sua base para atuar no mercado de trabalho e te da conhecimento para que os passos abaixo se tornem mais fáceis ou desnecessários até.

2- Livros
Acredite, existem livros que ensinam de maneiras fantásticas. Como disse antes, eu mesmo aprendi a programar a partir de livros e depois me aprofundei durante o período da faculdade. Para iniciantes indico livros de exemplos ou os famosos livros “For Dummies” clicando aqui você consegue listar.

3- Python Para Zumbis
Hoje a linguagem que eu mais acabo programando é Python e vocês vão perceber muito isso na Roboot. Para quem quer começar indico o curso Python Para Zumbis, Alem de ser de graça o Curso oferecido pelo Fernando Masanuri é fantástico. Retrata a linguagem de programação Python desde a instalação do Python até uma programação mais complexa. Eu conheci o Fernando em 2014 lá na Campus Party 7. Ele é um cara aberto e conectado com as linguagens. Com a Linguagem Python ele é considerado um embaixador pelo mundo. No Brasil ele é cotado entre os maiores nomes do Python. Se interessou? Clique aqui e se torne mais um zumbi programador.

4- Sites da internet
Na internet temos sites das mais diversas qualidades possíveis. Vou citar alguns que eu considero muito bons.

www.codeacademy.com
CodeAcademy possue mais de 20 cursos das mais diversas linguagens de programação. Ele trabalha com exercícios, passando pelo mais importante em cada linguagem.

www.udemy.com
A Udemy é como uma Universidade Online, Lá você encontra os mais diversos cursos. O Diferencial dela é que você paga (ou não) pelo o que for querer aprender. A Udemy tem cursos na área de programação e também em diversas outras áreas. É um site que mesmo que você nao tenha tanto interesse em programar, vale a pena visitar.

www.code.org
Esse é especial para os baixinhos (não os da xuxa, os seus pequenos). A Code.Org é um site financiado pelos gigantes da tecnologia para ensinar as crianças e jovens o básico da programação. Se você quer começar de algo básico, O Code.Org é perfeito para você.

5- Clubes/Grupos de Programação
Sim, existem. Admito que são um pouco escondidos, mas toda faculdade ou cidade tem um Grupo de Programação. Eu mesmo fui em algumas reuniões ano passado na GruPy-PR. Um pessoal que é aberto em ensinar e ajudar você.

Independente da escolha, eu sou um defensor de que todos deviam saber o básico da programação. Não precisa ser especialista, mas muitas vezes saber fazer uma programação básica ajuda muito na sua organização pessoal, estudo e trabalho. Saber programar pode fazer aquela rotina do trabalho algo feito em um clique. Basta se dedicar e fazer acontecer.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos. Deixe seus comentários.

About The Author

Graduado em Ciência da Computação, Geek Assumido, Alucinado por novas tecnologias, Cerveja Artesanal e Música

Related posts

2 Comments

  1. Renato

    Bem por aí mesmo.
    Eu também comecei com faculdade, mas chega uma hora em que você precisa arregaçar as mangas.
    Já tem algum tempo que faço cursos do Udemy, o curso de android é excelente.

    O mais importante é interesse, tendo isso, por onde vai começar é questão de opção.
    Abs!

    Reply
  2. FABIO CARNELOS

    Eu sou o pai citado no texto…
    Nós pais acertamos sem saber que estamos acertando!
    O Caio nasceu para a computação!
    Parabéns pelo site!

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *